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quarta-feira, 11 de março de 2020

Semana do Consumidor 2020


Dia do Consumidor e Semana do Consumidor

No dia 11 de Setembro de 1991, a lei 8.078 e vem avançando tanto no comércio físico como no virtual, a partir de 2018.

A data veio como uma segunda chance de boa compra, inspirada na data americana, já tradicional aqui também, a Black Friday.
O dia do Consumidor foi criado por John Kennedy, na época, presidente dos Estados Unidos e registrado como Dia Mundial do Consumidor pelas Nações Unidas (ONU).

O Dia Mundial do Consumidor não foi criado só para fins comerciais, é também para firmar o compromisso das marcas, acerca dos direitos do consumidor. No Brasil, a lei foi baseada nos registros do discurso de John Kennedy e garantem:


  • Direito à segurança
  • Direito à informação
  • Direito a escolha
  • Direito a ser ouvido


Com o tempo o Dia do Consumidor, se tornou a Semana do Consumidor não se limitando mais a apenas 1 dia e sempre começa dia 15 de Março.

No Brasil, o Código do Direito do Consumidor foi criado com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) que está em todo Brasil e deve ser exibido em lugar visível em todo comércio físico.


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O Brasil escolheu a quarta-feira da semana do dia 15 como "dia D" mas se aproveita muitos descontos a semana toda.

Com as compras de fim de ano, especialmente Natal e festas de Réveillon, somadas aos impostos de início de ano, matrícula e material escolar, além de despesas com viagem, o comércio sofre uma pausa que só termina em Maio, no Dia das Mães que é a melhor data comercial depois do Natal. O 15 de Março veio para diminuir essa pausa entre Janeiro e Abril.


Na prática, desde a segunda-feira antes do dia 15, as grandes marcas já começam a se movimentar numa estratégia conhecida como antecipação. O objetivo, claro, é sair na frente da data, já com os descontos ou simplesmente já ir anunciando as oportunidades para semana em si.

Nos anos de 2018 e 2019, a data ganhou mais força e segundo o Google, o termo cresceu em 113% nas buscas durante esses anos. Nessa mesma época, as intenções de compra, cresceram 18% segundo.


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Existem empresas de produtos físicos, que alimentam seu estoque de forma estratégica e durante o ano todo, para ter destaque na Black Friday. Esse mesmo comportamento, já é notado por grandes marcas e é uma prática que pode ser adotada mesmo pelos pequenos, basta ter atenção às boas oportunidades de compra, formando estoque seguindo um plano de ação para sua próxima Black Friday o Semana do Consumidor.

Os produtos que mais tiveram sucesso na Semana do Consumidor em 2019 foram nos mercados de:

  • Beleza
  • Saúde
  • Informática
  • Moda


O ticket médio foi de R$ 475,56 e 89% dos pagamentos foram feitos com cartão de crédito.

Vale até se preparar para outras datas significativas não acha?

  • Setembro, dia 15 - Dia do Cliente
  • Maio, dia 8 - Dia do Profissional de Marketing
  • Julho, dia 7 - Dia Mundial do Chocolate
  • Julho, dia 16 - Dia do Comerciante
  • Outubro, dia 1 - Dia do Vendedor


Em 2019, o Sudeste foi o campeão das vendas mas o Nordeste e Sul apresentaram as maiores mudanças no comportamento de consumo em relação a data. Nordeste cresceu 35% e Sul cresceu 28% em relação a 2018.

Vídeos vendendo mais!
Antes encarados como status ou desafio, hoje ter um canal no YouTube é o básico para atrair audiência para seu produto (ou efetivamente vender). Através dos vídeos e boas descrições contendo links complementares, você manda sua audiência para seu site, sua loja virtual ou física. 


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na maquininha de cartão que vem com conta corrente e 
aplicativo e ainda rende mais que a poupança.
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A partir de 2018 foi registrado um grande aumento na forma em que as pessoas consomem conteúdos do YouTube. Antes para entreter, se informar ou estudar e hoje em dia, o Consumidor quer mais informações de produtos ou serviços por vídeo, antes de fechar uma compra. Essa jornada até fechar o carrinho de compras, era feita apenas por buscas no Google. 

Pesquisas em 2019, apontaram que metade (cerca de 56%) das pessoas que buscam por produtos no Google, seguem para YouTube para complementar as informações sobre o que quer comprar ou sobre de quem quer comprar.

Que lição tiramos disso?
Em 2020, não encare vídeos como opção de ferramenta para vender, encare como a principal, a primeira a ser planejada quando colocar seu produto ou serviço no mercado!

Esse movimento todo não foi só no e-commerce, lojas físicas cada vez mais tem na Internet a porta de entrada para o estabelecimento, mas a maior mudança mesmo, está nas compras online, principalmente por um público que não costumava comprar em loja virtual, a Terceira Idade


 


Comprar com alguns cliques no celular já é normal em qualquer idade, se não se tem o hábito, pelo menos já não assusta tanto.

Se você ainda não sabe como ser parte dessa mudança, pode simplesmente começar escrevendo sobre as coisas que mais gosta e percebendo por quais delas sua audiência mais se interessa e interage. 

A partir do momento que você cria a rotina de falar das coisas que gosta, isso já vira um hábito nada sacrificante.

Quando as pessoas começam a reagir voluntariamente ao seu conteúdo, você vai descobre que caminho deve seguir, basta prestar atenção nas perguntas que elas fazem. O marketing digital chama isso e "descobrir as dores do seu avatar". Nada além de entender uma demanda que você pode e vai gostar de atender. 


Foi basicamente descobrindo a demanda do atendimento em domicílio que nos transformamos numa plataforma que leva profissionais qualificados para ambientes corporativos, condomínios e eventos. Antes, éramos só manicures, cabeleireiros, maquiadores e cia, achando que seríamos como um Uber da beleza (isso na década de 90), onde as pessoas chamavam um serviço e íamos. 




Sempre digo que foi a Manicure Delivery que nos mostrou quem ela é e qual seu propósito. Diferente do que foi pensado, o negócio se moldou de acordo com as perguntas que chegavam dos clientes (que inclusive tinham um perfil diferente do que imaginamos).


Uma vez descoberto com o que você pode empreender, é só ir em busca do produto perfeito, seja ele produto físico (como cosméticos, doces ou roupas), produto digital (como livro digital por áudio ou ebook) ou seus serviços (como consultoria).

O caminho é começar essa relação o quanto antes, construir a sua e estar presente em outras comunidades (que por sinal é a palavra do momento para o Google, Youtube, Facebook e Instagram).

Você pode começar sem custos, o Sistema CAT por exemplo, tem o plano grátis na plataforma mais completa do mundo. Escolhe o plano FREE clicando aqui e tome a decisão de começar a construir autoridade no assunto que você gosta e em seguida, descobrir o produto que vai atender essa audiência JÁ CONSTRUÍDA e aquecida.

2020 está cheio de oportunidades, mas se você ainda não se deparou com “aquela”, veja o documento preparado pelo SEBRAE, com as tendências para esse ano.




Vou ficando por aqui. Bons negócios na sua Semana do Consumidor e aproveite os descontos dos Salões de Beleza e profissionais que são nossos parceiros próximos de você. 

Visite, www.manicuredelivery.com.br

Abraços, 

Thielle Felix

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