Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2019

Dia Nacional da Mulher 30 de Abril


















O dia foi criado no Brasil, reconhecido como Dia Nacional da Mulher em 30 de Abril de 1980, inspirado na mulher que foi Jerônima Mesquita. A lei 6.971/1980 determinou a data de aniversário da líder de um movimento de Bandeirantes para ser lembrada a necessidade de homenagear a luta e as conquistas da mulher brasileira.

Jerônima Mesquita defendia a presença de mulheres em todas as áreas de uma sociedade. Era de família rica, com familiares barões, condes e marqueses.




Os registros sobre a juventude de Jerônima mostram que na fazendo da sua família, os escravos eram tratados de forma diferente das demais fazendas.
A Fazenda dos Mesquita, promovia aulas de música na sala sala construída unicamente para esse fim. Eles, os escravos também tinham formado sua própria orquestra.

Antes mesmo da Lei Áurea em 1886, a família Mesquita foi uma das primeiras a libertar seus escravos e tiveram o reconhecimento público do Imperador Dom Pedro II.

Boa educação aos filhos era uma preocupação da família Mesquita. A mãe de Jerônima depois de viúva, deu maior foco a filantropia e trabalho social, tendo inclusive vendido suas jóias para construir um espaço para cuidar de mulheres e crianças tuberculosas, o Sanatório São Miguel, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Fundos com propósito de sustentar o funcionamento do Sanatório, foram conseguidos usando o prestígio que Maria José tinha na sociedade carioca. Sem dúvidas, era uma empreendedora social a Baronesa Maria José (título que a família ganhou de D. Pedro II por libertar escravos antes da obrigação por lei).

Parece que a Família, especialmente a mãe, mulher inspiradora, formaram outra mulher de atitude, a Jerônima. E se casou aos 17 anos por costumes de família, se separou com 2 anos de casada pra nunca mais se casar de novo.

Voluntária, ela serviu durante a Guerra Mundial pela Cruz Vermelha em Paris, depois Suiça.
Na Europa,  Jerônima conheceu o Escotismo. Participou da fundação da Cruz Vermelha no Brasil e dava assistência aos doentes refugiados usando conhecimentos que teve como enfermeira na guerra.

Refugiados gestantes carentes da instituição chamada Pró Matre e órfãos carentes da instituição Pequenos Jornaleiros, eram acolhidos pela Cruz Vermelha no Brasil.

Em 1922, junto com Bertha Lutz e Stela Guerra Duval, Jerômina Mesquita fundava a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). Entre as lutas da Federação se destacava o direito ao voto e movimento feminista. Bertha, Maria Eugênia e Jerônima lançaram em 1934 o Manifesto Feminista.

O Conselho Nacional das Mulheres (Rio de Janeiro), foi fundado pelo grupo em 1947.

Em 1919, Jerônima fundou também, a Associação das Girl Guides do Brasil (nome que a Federação de Bandeirantes recebeu inicialmente).

As Bandeirantes (Movimento Bandeirante), foram pioneiras ao propor que se educasse a população quanto a importância da mulher e seu papel na sociedade.

Depois de dedicar sua vida ao Movimento Bandeirante, Jerônima foi reconhecida como Chefe Fundadora do Movimento no Brasil e em 1980, teve sua data de aniversário transformada em Dia Nacional da Mulher com a lei 6.971/1980.

Mulher, parabéns nesse 30 de Abril, 
no 8 de Março em todos os dias 💕


De toda  🙏 Equipe 🙌 
ManicureDelivery.com.br
Thielle Felix

Whatsapp, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário