Biossegurança
Esse tema foi o primeiro a nos exigir tempo de pesquisa afinal, não tem como escapar do uso de cortantes em nossas atividades.
No Brasil ainda é raro que não gosta de cortar as cutículas e compartilhar alicates.
O problema é que existe risco de contaminação tanto de vírus, quanto de bactérias.
Para a profissional, além de contaminação, existe a sobrecarga para o corpo, o que afeta a saúde.
Pra mudar isso e é nesse ponto que vimos 4 desafios bem sérios:
Desafio 1:
Compartilhamento de alicates entre clientes recorrentes já seria grave, no caso de eventuais então...
Na década de 90 que foi quando começamos as atividades, Internet não era popular e as pessoas cresciam com hábitos bem difíceis de mudar. Ter seu próprio alicate era surreal, as pessoas se negavam num primeiro momento.
Foi preciso entrar com a informação antes do lead virar cliente, ou seja, fazer o que hoje em dia é chamado de "educar o cliente".
Nossa visão lá na frente tinha um preço, o tempo com esse trabalho de informar o lead para se tornar cliente e continuar informando o cliente para que se encantasse com nosso interesse em fazer cada vez melhor. Assim, conseguíamos a recorrência, que logo (2001), virou nossos planos mensais, hoje chamados de assinatura.
O que fizemos foi antes mesmo de receber qualquer valor ou confirmação por um agendamento, informávamos já com o preço, o valor do alicate caso a cliente não tivesse o seu e na sequencia, explicávamos o motivo de não compartilharmos cortantes entre clientes. Aos poucos, ficamos cada vez melhores nisso e essa etapa do atendimento ao cliente está no processo até hoje.
Se em meados de 1.999 pra cada 10 clientes, apenas 1 aceitava comprar seu próprio alicate, hoje, em 2019, apenas 1 de cada 20, mostram alguma resistência ao receber essa informação, tendo que receber toda a explicação sobre nossa preocupação com a biossegurança.
Desafio 2:
Trabalho e despesa extra para a profissional.
Higienizar os cortantes, leva uns 45 minutos entre escovar com água e sabão, escovar e aguardar o tempo de pausa imerso em solução própria para esse fim.
O próximo passo é secar bem, colocar em embalagens individuais próprias para ir pra autoclave. Isso gera um custo alto, de material e da pesada energia elétrica.
Desafio 3:
Garantir que as profissionais cumpram o protocolo de biossegurança.
Com tanto trabalho e custo, como garantir que a profissional vai cumprir o protocolo na casa dela e sem que ninguém possa confirmar?
É nossa marca, ManicureDelivery.com.br que garantiria?
Entende?!...
Desafio 4:
Carregar peso nos deslocamentos para clientes e de volta pra casa.
Além de livrar a profissional do peso de 300 esmaltes, queríamos que a profissional não tivesse mais esse peso pra carregar.
É uma profissão que já exige muito do corpo, a atividade tem movimentos repetitivos, a posição é sentada e por muito tempo.
A falta do hábito de alongar, pode prejudicar ainda mais a saúde da profissional, mesmo a que não trabalha em domicílio, começa a sentir o peso da profissão em poucos anos exercendo a função.
Biossegurança | BIO ENG.GEN
observância de procedimentos de segurança na manipulação de organismos geneticamente modificados, com a finalidade de proteger o ecossistema e preservar a saúde e a vida humana.
Biossegurança | Por Daniela Lessa / Portal Fiocruz
Link: https://portal.fiocruz.br/noticia/biosseguranca-o-que-e
A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
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